top of page

A Cortiça

A Cortiça é um material de origem vegetal criada através da casca do Sobreiro, considerada árvore nacional de Portugal desde 2012. Devido às suas propriedades de elasticidade, constitui um material com grande potencial de uso polivalente em vários tipos de produtos.

O Sobreiro (Quercus suber) é uma espécie florestal nativa que está presente na zona ocidental da região Mediterrânica, onde se faz sentir a influência Atlântica. Portugal tem o clima ideal para o seu desenvolvimento ecológico, o sobreiro encontra-se amplamente distribuído de Norte a Sul, excetuando em altitudes elevadas e zonas com temperaturas muito baixas no Inverno.

 

A cortiça designada “virgem” é extraída pela primeira vez entre Maio e Setembro, época designada de “tiradia”, quando a árvore tem 10 cm de diâmetro, se encontra numa fase mais ativa do crescimento e se torna mais fácil descascá-la sem ferir o tronco.

 

A primeira tiradia - cortiça “virgem” distingue-se particularmente da cortiça de reprodução extraída nos períodos subsequentes, de 9 em 9 anos, é designada por “secundeira”- segunda tiradia e por “amadia” nas extrações posteriores. A cortiça amadia é a que apresenta melhor qualidade, a única que pode ser utilizada para o fabrico de rolhas.

 

Se não for retirada, a cortiça, vai engrossando á volta do sobreiro, acabando por ficar com várias camadas. Dado que o sobreiro vive em média 150 a 200 anos, pode ser retirada cortiça várias vezes. O método de extração é 100 % segura para a árvore, que não deve ser cortada, para que não sofra qualquer tipo de dano.

 

Para contribuir para um mundo mais limpo, mais sustentável, procure alternativas verdes e lembre-se que a cortiça é uma delas.

COPYRIGHT © 2018  J.H.S Cortiças 

bottom of page